sexta-feira, 15 de junho de 2012

definições de mapas,cartas topografica e croquis

   Mapa, representação de uma área geográfica ou parte da superfície da Terra, desenhada ou impressa em uma superfície plana. Contém uma série de símbolos convencionais que representam os diferentes elementos naturais, artificiais ou culturais da área delimitada no mapa. Seu tipo básico é o mapa topográfico, que mostra os elementos naturais da área analisada e também certos elementos artificiais, além das fronteiras políticas.
















Mapa de Portugal em 1561.



Carta topográfica é a representação, em escala, sobre um plano dos acidentes naturais e artificiais da superfície terrestre de forma mensurável, mostrando suas posições planimétricas e altimétricas. A posição altimétrica ou relevo é normalmente determinada por curvas de nível, com as cotas referidas ao nível do mar.
Assim, carta topográfica é o documento que representa, de forma sistemática, geralmente em escalas entre 1:100.000 e 1:25.000, a superfície terrestre por meio de projeções cartográficas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Extrato de carta topográfica.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


 

Um croquis (palavra francesa eventualmente aportuguesada como croqui ou traduzida como esboço ou rascunho) costuma se caracterizar como um desenho de moda ou um esboço qualquer.
Um croquis, portanto, não exige grande precisão, refinamento gráfico ou mesmo cuidados com sua preservação, diferente de desenhos finalizados. Costuma ser realizado em intervalos de tempo relativamente curtos, como períodos de 10 a 15 minutos. O que costuma ser mais importante no croquis é o registro gráfico de uma idéia instantânea, através de uma técnica de desenho rápida e descompromissada.










Exemplo de um croquis rápido desenhado com nanquim.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um comentário:

  1. Muito bacana sua publicação, caso precise de mapas, carta topográfica, medições, levantamento com drone, modelo de terreno 3D - www.mapasmolduras.blogspot.com

    ResponderExcluir