quarta-feira, 16 de maio de 2012

CONCEITO TERRITORIAL



CONCEITO DE TERITORIO

O TERITORIO REFERE-SE A UMA AREA DELIMITADA SOB A POSSE DE UMA PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS, DE UMA ORGANIZAÇÃO, DE UMA INSTITUIÇÃO E ATÉ DE UM ANIMAL NO SEU ABITARTE NATURAL. ESSE TERMO É EMPREGADO NA POLÍTICA (REFERENTE AO ESTADO NAÇÃO, POR EXEMPLO), NA BIOLOGIA (A ÁREA DE VIVENCIA DE UMA ESPÉCIE ANIMAL), E NA PSICOLOGIA.

O CONCEITO DE TERITORIO NA BIOLOGIA TRATACE SIMPLISMENTE DE ONDE AS PESSOAS QUE TRABALHAO COM ESSA ÁREA DA CIENCIA RETIRAM SUAS METERIAS PARA ANALISE DE LABORATORIO.

NA ANTROPOLOGIA E NA GEOGRAFIA É A ÁREA ONDE ELES TRABALHÃO E ATUAM.

Território na geografia humana

Na geografia humana, o conceito de território surge inserido na proposta de geografia política de Friedrich Ratzel, sendo assim definido como o espaço sobre o qual se exerce a soberania do Estado. De fato, Ratzel sustenta que o Estado surge quando uma sociedade se organiza para defender seu território, sendo essa sua função primordial. Nesse sentido, ele pode ser tanto o Estado nacional contemporâneo (cuja origem se dá no século XVIII) quantas formas de organização política próprias de povos tradicionais, como aborígenes, africanos ou americanos. Na geografia tradicional.


A geografia humanista também não usa muito esse conceito, pois, tendo como objeto de estudo os valores e atitudes relacionados ao espaço e à natureza, não trabalha diretamente com relações de poder. Essa corrente da geografia trabalha principalmente com os conceitos de espaço vivido e de lugar.

Segundo o geógrafo Rogério Haesbaert, os estudos atuais utilizam vários conceitos de território, os quais se diferenciam por enfatizar mais uma dimensão ou outra das relações entre espaço e poder. Alguns enfatizam principalmente a dimensão material dessas relações (conformação de infraestruturas, planejamento urbano, etc.), enquanto outros podem enfatizar mais a dimensão simbólica (os locais sagrados de Jerusalém, por exemplo.                                              

wikipedia.org
ESCRITO POR DOUGLAS EDSON

Nenhum comentário:

Postar um comentário