RESUMO
Discute-se neste artigo as concepções de território(s) que emergem dos desenhos de seis alunos de uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Pilar/AL.
Discute-se neste artigo as concepções de território(s) que emergem dos desenhos de seis alunos de uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Pilar/AL.
1) jurídico-política, segundo a qual "o território é visto como um espaço delimitado e controlado sobre o qual se exerce um determinado poder, especialmente o de caráter estatal";
2) cultural(lista),
que "prioriza dimensões simbólicas e mais subjetivas, o território visto
fundamentalmente como produto da apropriação feita através do imaginário e/ou
identidade social sobre o espaço":
3)
econômica, "que destaca a desterritorialização em sua perspectiva
material, como produto espacial do embate entre classes sociais e da relação
capital-trabalho".
A tríplice abordagem apontada pelo autor vai além do caráter do poder estatal, evidenciando o aspecto humano da identidade social e os aspectos econômicos da relação capital-trabalho, presentes na constituição do território. Herbart (2002) refere-se a uma multiterritorial expressa sob três formas: os territórios-zona, os territórios-rede e os aglomerados de exclusão. Na primeira prevalece a lógica política; na segunda, a lógica econômica e na terceira evidencia-se uma lógica social de exclusão socioeconômica das pessoas.
O
conhecimento geográfico e geopolítico dos territórios necessita da visão geral
de sua territorialidade, de reconhecimento e localização de sua organização
físico-territorial e de sua forma e distribuição.
Percebem-se na figura 3, elementos que fazem referência a derrubada de árvores, queimadas e monoculturas.
Na figura 4, faz-se uma indicação aos traços mais representativos dos territórios, orientados por reduções em que os clássicos aspectos regionais são marcados por ícones como árvores, construções, malha urbana. O elemento humano encontra-se concentrado próximo ao litoral do Nordeste brasileiro.
Destaca-se
também que as concepções dos alunos estão fortemente marcadas pela ideia de que
o território é fonte de recursos, representado em sua relação com a sociedade e
suas relações de produção, indício interpretado pela presença da indústria, da
agricultura, ou seja pelas diferentes formas que a sociedade utiliza na
apropriação e transformação da natureza, aspecto destacado por Sposito (2004)
quando discute as nuances do conceito de território.
O território
não é apenas a superposição de um conjunto de sistemas naturais e um conjunto
de um sistema de coisas criadas pelo homem. O território é o chão mais a
população, isto é uma identidade, o fato e o sentimento de pertencer aquilo que
nos pertence. O território é à base do trabalho, da residência, das trocas
materiais e espirituais e da vida sobre os quais ele influi. Quando se fala em
território deve-se, pois de logo entender que está falando de território usado
utilizado por uma dada população.
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