segunda-feira, 22 de outubro de 2012

A Água e Os Povos


                A Água e Os Povos
    A água sempre teve grande importância na formação do espaço geográfico das sociedades humanas, os lugares com rios e lagos para os povos primitivos representavam um meio de transporte e de subsistência, de onde retiravam os alimentos.
    Na antiguidade, grandes civilizações, como a Egípcia, desenvolveram-se ás margens dos cursos de água. O rio Nilo, ao atravessar o árido deserto do Saara, propicia fertilidade ao solo, possibilitando, assim o desenvolvimento da agricultura em uma região inóspita. Sobre isso, Heródoto formulou a célebre frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo”.



    Na Mesopotâmia, os rios Tigre e Eufrates também desempenharam um papel muito importante para os povos que se estabeleceram nessa região. Essa região localizada em uma área desértica do Oriente Médio ficou conhecida como “Nascente Fértil” por causa da fertilidade de suas terras.



   Na Pérsia, a água era canalizada em galerias subterrâneas escavadas no solo com ate 10 metros de profundidade, com o objetivo de levar esse recurso natural das montanhas ate as planícies habitadas. No séc. IV a.C., os romanos construíram importantes obras hidráulicas. Nessa época em Roma havia locais públicos para se tomar banho, aonde o consumo de água chegava a 750 milhões de litros por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário