segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Superfície Terrestre: maior nível ou dimensão do Espaço Geográfico


Superfície Terrestre: maior nível ou dimensão do Espaço Geográfico







Imagem capturada na Internet e modificada no Adobe Photoshop



A área total da Terra é de aproximadamente 510 milhões de Km². Sua superfície se apresenta bastante irregular, possuindo terras emersas (terras situadas acima do nível do mar) e terras submersas, cobertas de água.
Entretanto, a maior parte da Terra se encontra coberta de água, ou seja. cerca de 71% de sua superfície é constituída pelos oceanos, mares, lagos, rios etc.
Daí, a razão da Terra ser denominada de Planeta Água, Planeta Azul ou Planeta Oceânico.

As terras emersas correspondem apenas a 29% da superfície terrestre e são formadas por continentes e ilhas, onde vivem os homens.




A distribuição dos continentes e oceanos também não ocorre de forma uniforme. Pode-se observar no mapa-múndi que há mais terras emersas no hemisfério Norte, enquanto no hemisfério Sul há um predomínio de água.
Na verdade, a água predomina em ambos os hemisférios, sendo que no hemisfério Sul a quantidade é bastante superior em relação à porcentagem de terras emersas.
Em razão disso, o hemisfério Sul é chamado de Hemisfério das águas”, enquanto o hemisfério Norte é denominado de “Hemisfério das terras”.



CONTINENTES
Definição: grandes porções de terras emersas, limitadas pelas águas dos mares e oceanos.
A diferença entre um continente e uma ilha está no tamanho, pois a ilha também é uma porção de terra cercada de água por todos os lados, só que ela é menor que o continente.
Observando o planisfério (mapa-múndi), podemos verificar que a Terra possui seis continentes. O mais extenso de todos é a Ásia, seguido pela América, África, Antártida, Europa e Oceania.
Contudo. alguns autores consideram apenas cinco massas continentais, visto que levando em consideração a definição de continente (grande porção de terra emersa, limitada pelas águas dos mares e oceanos), a Europa e a Ásia se encontram no mesmo bloco de terras emersas e, sendo assim, ambas forma um só continente, o qual é denominado - por estes autores - de Eurásia.
De acordo com estes referidos autores, a Europa seria uma península da Eurásia. Península corresponde a uma ponta de terra continental que avança sobre o mar.
Os limites entre a Europa e a Ásia são constituídos pelos Montes Urais (maciço antigo), o rio Ural, o mar Cáspio e o mar Negro.


Eurásia - Imagem capturada na Internet

Todavia, levando em conta as características étnica-culturais da Europa e da Ásia, as quais são totalmente diferentes, ambas devem ser concebidas como dois continentes distintos e, não como apenas um (Eurásia).

OCEANOS
Definição: vastas extensões de águas salgadas, profundas, que cobrem grande parte da Terra.
.Oceano Atlântico: é o mais importante de todos por sua capacidade de navegação (mais intensa tanto a nível comercial quanto de passageiros) e de localização geográfica, principalmente ao Norte, pois liga os países mais ricos do planeta (os EUA e Canadá, na América, com os países da Europa);
.Oceano Pacífico: é o mais extenso dos oceanos e neste se localiza o maior número de fossas submarinas e as mais profundas (Mindanau, 11.684 m; das Marianas, 11.033 m, etc). Constitui-se em uma zona de grande instabilidade tectônica,sendo constantemente afetado por terremotos, maremotos e vulcanismos.
As fossas submarinas são grandes depressões encontradas no fundo dos oceanos;
.Oceano Índico: é o que apresenta as maiores temperaturas, uma vez que se localiza quase totalmente na zona tropical;
.Oceano Glacial Ártico: é o menor de todos os oceanos. Encontra-se congelado à superfície (banquisas) a maior parte do ano, embora suas condições ambientais estejam alteradas sob os efeitos do Aquecimento Global;
.Oceano Glacial Antártico: caracteriza-se por ser totalmente aberto, sendo formado pelas águas dos oceanos (Atlântico, Pacífico e Índico). Por estar localizado na Zona Polar Antártica, suas águas também se apresentam congeladas à superfície (as chamadas banquisas)
Observação: Oceano ≠ Mar: o Mar é uma porção de água, menos profunda. De acordo com a sua localização geográfica, os mares podem ser classificados em três tipos:
. Mar Aberto ou Costeiro: quando se encontra localizado junto à costa litorânea, sob a plataforma continental. Neste caso, o mar é uma extensão natural do oceano, só que sob a influência do continente (aporte das águas fluviais, esgotos, resíduos sólidos etc.). Exemplos: Mar do Caribe, Mar Amarelo e Mar Arábico;
. Mar de Interior ou Continental ou Mediterrâneo: quando se localiza no interior do continente, mantendo contato com outro corpo de água (mares ou oceanos) através de um canal (estreito). Exemplos: Mar Negro, mar Mediterrâneo e Mar Báltico;
. Mar Fechado ou Isolado: quando este se encontra localizado no interior do continente e não mantém contato com outro corpo de água (mar ou oceano). Exemplos: Mar Morto, Mar de Aral e Mar Cáspio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário